Pensamentos... Nada mais que pensamentos!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Compaixão: do latim, compassìo (ónis); sofrimento comum, comunidade de sentimentos; sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor.


Sentimento que brota em nós, como uma flor no meio das pedras ele nasce e vai crescendo e crescendo... Mas como toda criação de Deus, possui um "prazo de validade", como tudo o que existe nesse mundo ele se transforma, ele se esvai quando não recebe o valor necessário.
Como sentir compaixão por alguém que não valoriza todos os esforços que foram feitos para salvá-lo; como sentir compaixão por alguém que você ver cair de um precipício, quando você o segurou pela mão quando ele estava escorregando, mas ele próprio soltou sua mão e se deixou cair, quando ele diz pra você que não precisa mais de ninguém, que não quer sua ajuda, quando ele diz pra você não se meter na vida dele?????
Como não "ficar de saco cheio", quando você ajuda uma, duas, três, quatro vezes e a pessoa volta para mesmo erro, agindo como se você não tivesse dado o sangue pra vê-la melhor???? É na dor que nos tornamos mais humanos, mas existem dores das quais um dia nós nos cansamos, existem dores que depois de um tempo percebemos que não valem mais a pena serem sentidas... E o que fica disso tudo??? Fica a raiva, a tristeza de ver quem você ama permanecer na dor e você não poder fazer nada, pois foi uma escolha dela, unicamente dela...



- Débora Paula -

2 comentários:

  1. É realmente triste ver quem amamos se perdendo.
    Dói fazer de tudo,ter compaixão e não ver resultado.
    Mas certa vez me disseram uma frase que eu nuca mais esqueci:AME ATÉ DOER.SE NÃO DOER NÃO É AMOR.

    ResponderExcluir
  2. como você mesmo explicitou, a compaixão é dor que se vive junto.

    quando o sentimento acaba a tendencia é invisibilizar o outro e vivermos em outro rumo.

    mas eu prefiro manter a compaixão viva sempre.

    ResponderExcluir