Pensamentos... Nada mais que pensamentos!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Buscar a verdade!!! Ou não??


A verdade está em mim ou no outro?
Onde está a verdade?
O que é a verdade?
E se nada for verdadeiro?
E se a verdade for um conceito metafísico?
"A verdade está em Deus!", me diz o cristianismo;
"A verdade está no universal!", afirma a Filosofia;
"A verdade não existe!", constata o ateu;
Onde está a verdade?
O que aconteceria se nada fosse verdadeiro?
A verdade é una ou múltipla?
A verdade é referente a um tempo cronológico ou está fora do espaço e do tempo?
Que consequências traria a nós o alcance da verdade?
Onde está a verdade?
A verdade é relativa e, portanto, subjetiva?
"A verdade está na ciência!", ataca o cientista;
"A verdade está na meditação!", contrataca o budismo;
O que buscamos quando iniciamos nossa busca pela verdade?
Buscamos a verdade em si mesma?
Ou buscamos a verdade que nos convêm?


- Débora Paula -

3 comentários:

  1. Muito boas as indagações.
    A última pergunta vem me intrigando cada vez mais,porque me parece que à medida que o tempo passa o homem busca mais aquilo que lhe convém.Quanta "verdade" não ignoramos simplesmente porque nos fere?Quanto fato,quanto coisa que está na cara,ignoramos?
    Outra pergunta que também me inquieta é:Quanto de nós matamos,sufocamos por relativismos?Quanta sacralidade é banalizada por tê-la como "verdade relativo"?

    ResponderExcluir
  2. Débora:
    Postei hoje no Duelos Literários este seu belo poema.
    Muito bom mesmo!
    Seja muito bem-vinda e volte sempre!
    Valeu mesmo!
    Enorme abraço!

    ResponderExcluir